Recursos de tecnologia assistiva

Vamos mostrar aqui, que existem muito mais tecnologias disponíveis no mercado do que você imaginava.

Graças e esses recursos, nós, pessoas com baixa visão, podemos voltar a ler, escrever, utilizar aplicativos no celular, estudar, trabalhar e desempenhar diversas atividades corriqueiras do dia a dia, que poderiam parecer impossíveis. É essa nossa missão e por isso estamos aqui. Para ajudar nossa comunidade a voltar a desempenhar as atividades rotineiras.

Existe uma extensa variedade de tecnologias assistivas disponíveis para pessoas com baixa visão, e as opções continuam a aumentar.

Ampliação

Com ampliação adequada, como com um CCTV, você pode projetar textos em uma tela, o que permitir que muitos dos que têm visão LHON possam ler.

Computadores, Smartphone e tablets

Hoje, a maioria dos computadores, tablets e celulares, possuem mecanismos de acessibilidade. Telefones celulares e software de computador como o ZoomText, Kurzweil e JAWS, assim como os recursos de acessibilidade integrados dos produtos da Apple, são usados por muitos com a LHON.

Acessibilidade no computador com sistema Windows

O Windows tem um menu de funções de acessibilidade, que podem ser usadas para diversos objetivos, seja para pessoas com algum tipo de deficiência, problemas em recursos básicos do computador ou melhorias de navegação em geral. Confira abaixo as funções de acessibilidade:

Narrador

Usado para que uma voz leia o conteúdo da tela. É possível usar uma voz masculina ou feminina, personalizar a velocidade e até que tipo de conteúdo ela vai narrar.

Lupa

Permite usar uma função de aumentar o zoom em cima de algum conteúdo na tela. O usuário pode definir o tamanho dela e ir clicando onde quer aplicá-la.

Alto contraste

Facilita a visualização de conteúdo para quem tem problemas de visão. Ele tem vários temas diferentes de alto contraste, como o da imagem abaixo.

Teclado

É possível ativar o teclado virtual, muito útil para quem tem um dispositivo com tela sensível ao toque e não quer usar um teclado físico tradicional, por exemplo, além também de outras possibilidades de configuração de teclas.

Mouse

Mouse: se você não tem um mouse ou ele parou de funcionar, pode configurar, neste menu, opções de acessa-lo pelo teclado. Além disso, pode definir também o tamanho usado no cursor.

Amazon

A Amazon possui diversos dispositivos com acionamento por voz, alem de demais opções de acessibilidade. Alguns exemplos são: Echo, Dot e Alexa.

A visão de cada pessoa é diferente, é importante experimentar cada produto para determinar o que é mais eficaz. Alguns óculos eletrônicos relativamente novos de interesse incluem:

Aira

Com câmera embutida, o acessório se conecta a agentes humanos que descrevem o ambiente para o deficiente visual e o ajudam com tarefas básicas, como chamar um taxi, Uber ou navegar em sites.

eSight Eyewear

Este é um óculos eletrônico com diversas funções como de ampliação com alta definição, leitor eletrônico de textos, acesso à internet, projeção eletrônica nas lentes etc. para maiores informações acesse o site oficial do produto: https://www.esighteyewear.com/int

Orcam

Orcam: Criado para dar ainda mais autonomia às pessoas cegas ou com baixa visão, o OrCam MyEye 2.0 reconhece textos, pessoas, produtos e código de barras, cédulas de dinheiro, cores, informa a data e a hora ao girar o pulso. Ele permite o acesso fácil à informação de forma sigilosa e em tempo real.

Leitura

Os livros e textos em formato digital são outra forma de leitura. Existem vários serviços para acesso gratuito a livros eletrônicos. Com o texto em formato digital você pode utilizar o leitor de tela do seu dispositivo (computador, celular, tablet) a pessoas consegue ler praticamente qualquer texto.


Outra opção são as bibliotecas digitais de institutos para pessoas com problemas de visão. No Brasil a Fundação Dorina possui um vasto acervo com livros e áudio livros com diversos temas. Para mais informações acesse a “Dorinateca”.

https://www.fundacaodorina.org.br/nossa-atuacao/distribuicao-de-livros/como-ter-acesso-aos-livros/dorinateca/

Acessibilidade no celular

iphone

Neste dispositivo você encontra diversas possibilidades que irão tornar sua vida muito mais fácil. Neste link você pode conferir todas as possibilidades de acessibilidades em deficiência visual do iphone.

android

Aqui neste link você obterá informações sobre os recursos disponíveis nos celulares android.

Abaixo dicas de aplicativos e dispositivos que facilitam a vida da pessoa com deficiência visual

Óculos que conseguem ler e fazer reconhecimento facial

Câmeras que reconhecem texto e o aumentam na tela são uma opção fantástica para portadores de deficiência visual, mas o OrCam eleva o conceito para outro patamar. É uma câmera que pode ser fixa num par de óculos normal, que depois se conecta com um pequeno computador que pode ser levado no bolso. Com um simples gesto de mão, o OrCam consegue reconhecer o texto, lendo-o para o utilizador através de um pequeno auricular. Além de texto, o OrCam também reconhece sinais na rua, menus, dinheiro e até rostos. O OrCam ajuda pessoas cegas e portadores de deficiência visual a serem mais independentes, e tende a se tornar ainda mais rápido e assertivo no futuro.​

MyTherapy: O App Acessível:

Simples e acessível a todos, Compatível com VoiceOver e TalkBack.

Aplicativos que tornam a vida mais acessível:

Digit-Eyes

escaneia códigos de barras de produtos e fala (em português) detalhes como os ingredientes ou a marca.

BlindTool

detecta objetos e fala seus nomes em voz alta. Funciona como um lembrete de medicamentos, diário de saúde, registrando todos os sintomas – e também é acessível para portadores de deficiência visual.

VoiceOver e TalkBack

São os leitores de tela dos celulares da apple ou android.

Be My Eyes

aplicativo que se mantém graças ao espírito de comunidade e vontade de ajudar dos voluntários. Quando alguém com deficiência visual precisa de ajuda, quer seja para ler a data de validade em um pacote de leite, ou para atravessar a rua, essa pessoa pode usar o app para se conectar com algum voluntário e pedir ajuda por videochamada. Quem está do outro lado da linha empresta um pouco do seu tempo para ajudar, tornando os obstáculos do dia-a-dia mais fáceis de ultrapassar para o utilizador.

Direitos da pessoa com deficiência

Contato

Instituto Reconvexo

reconvexo@ireconvexo.com.br

+55 (11) 99547-3306

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support